Início Site para celular

Pesquisa de opinião

Nos últimos 12 meses a delinquência no meu país:
aumentou muito
aumentou pouco
diminuiu muito
diminuiu pouco
permaneceu igual

Comentários

Assine

Foto do dia

CIDADE DO MÉXICO – A exposição itinerante “Forças Armadas, Paixão em Servir o México” permite aos cidadãos conhecer mais o trabalho, os equipamentos e armamentos utilizados pelas instituições militares do país. Acima, soldados ensinam crianças a fazer uma descida vertical durante a passagem da exibição pela Cidade do México, em março. (Daniel Higa para Infosurhoy.com)

CIDADE DO MÉXICO – A exposição itinerante “Forças Armadas, Paixão em Servir o México” permite aos cidadãos conhecer mais o trabalho, os equipamentos e armamentos utilizados pelas instituições militares do país. Acima, soldados ensinam crianças a fazer uma descida vertical durante a passagem da exibição pela Cidade do México, em março. (Daniel Higa para Infosurhoy.com)

MANCHETES

BBCNotícias: Milhares de doenças podem ser identificadas por exames de DNAAnúncio de recessão aumenta pressão sobre governo na FrançaNova 'Bíblia da psiquiatria' amplia lista de transtornos e gera polêmicaVantagem imunológica explica longevidade maior de mulheres, diz estudoApresentadora é substituída no ar por parecer bêbadaBritânico é preso em ação cinematográfica na EspanhaOuvidoria constata degradação e abusos em prisões do BrasilPirâmide maia de 2.300 anos é destruída por escavadeiraEx-mais gordo do mundo apela a nudez em luta por cirurgia Insetos podem ajudar a combater a fome, diz ONUBactéria que vive em intestino pode reduzir obesidadeCNJ abre acaminho para casamento gay; entendaModelo plus-size relata surpresa com sucesso de campanhaDebate no FacebookArma de fogo feita em impressora causa polêmicaVítimas da cólera no Haiti ameaçam ONUColômbia treina mulheres para atuar como guardas de eliteRolls-Royce testa motor turbo para carro supersônicoOnda de gelo avança sobre casas em lago no CanadáFaculdade britânica lança curso de heavy metalAstronauta faz cover de David Bowie no espaçoMar recua e ruínas de antigo resort submerso viram atração turísticaHomem que se incendiou em protesto contra pobreza diz que não se arrependeEnchente deixa cinco homens ilhados na ChinaMulher é resgatada após 17 dias sob escombros em BangladeshJovens contam como suas vidas no Rio mudaram com o passinhoBBC Click: guerra na Síria é travada também na internetVídeo capta meteoro 'desgarrado do Halley' na Grã-BretanhaArte em Revista: Exposição mostra como punk 'rasgou' a moda convencionalCaminhão-tanque explode em estrada e mata dezenasMuseu dá a visitantes a chance de cantar 'ao lado' do AbbaPolícia divulga áudio de ligação de sequestrada após fuga nos EUAPiloto faz pouso de emergência com helicóptero no mar na Nova ZelândiaDesmatamento compromete geração de energia, diz estudoGerentes já ganham quase o dobro no Brasil que na Inglaterra ou FrançaAstronauta marca cinco meses no espaço com impressionantes fotos da TerraComputadores de todas as eras vão a leilão na AlemanhaArte em Revista: A moda em mais de 500 anosDe Dante a Dan Brown: Dez curiosidades sobre o infernoSol tem três grandes erupções em 24 horasNosso tema, suas fotos: DesgastadoDireto dos EUA: 'Batalha das emendas' na lei de imigraçãoLucas Mendes: Roupas e operários descartáveis
.

FARC têm ligações com grupos terroristas islâmicos

Financiamento de terroristas islâmicos por traficantes de drogas sul-americanos se intensifica

Por Adriano Calle, para Infosurhoy.com - 01/02/2010


				Soldados colombianos entram em laboratório de processamento de cocaína em Tumaco, Colômbia. A missão militar destinava-se a destruir o laboratório que, de acordo com as autoridades, produzia 6 toneladas de cocaína por mês e pertencia às FARC. (Carlos Juan Martínez/AFP/Getty Images)

Soldados colombianos entram em laboratório de processamento de cocaína em Tumaco, Colômbia. A missão militar destinava-se a destruir o laboratório que, de acordo com as autoridades, produzia 6 toneladas de cocaína por mês e pertencia às FARC. (Carlos Juan Martínez/AFP/Getty Images)

BOGOTÁ, Colômbia – Fontes na Colômbia, nos Estados Unidos e em todo o mundo estão cada vez mais preocupadas com conexões entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e grupos terroristas islâmicos.

A captura de três africanos ligados à Al-Qaeda, acusados de tráfico de drogas e extraditados para os EUA, levantou suspeitas sobre esses possíveis vínculos.

Os homens, todos da República do Mali, foram localizados em dezembro último, em uma operação secreta do Departamento Antidrogas dos Estados Unidos (DEA) e presos por ordem da Procuradoria do Distrito Sul de Nova York. De acordo com o jornal The New York Times, os três foram acusados de conspiração para o tráfico e o terrorismo. Os suspeitos afirmaram pertencer à seção norte-africana da Al-Qaeda, conhecida por Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQIM).

Para montar a armadilha, agentes à paisana se apresentaram como representantes das FARC e prometeram entregar cocaína na África, em troca da proteção da Al-Qaeda aos embarques.

Porta-vozes do DEA afirmaram que a operação demonstrou a existência de uma “sólida conexão” entre traficantes latino-americanos e organizações terroristas.

Já há anos, traficantes de drogas colombianos usam o oeste da África para exportar cocaína para a Europa, confirmou o chefe da polícia colombiana, o general Oscar Naranjo.

As FARC são financiadas pelo tráfico de drogas há pelo menos duas décadas. Estima-se que 40% do dinheiro nas mãos do grupo rebelde colombiano tenha origem na cobrança de taxas de traficantes, além da venda e exportação de cocaína, revelou uma fonte colombiana que será mantida anônima por razões de segurança.

“Um dos homens, mostram os documentos judiciais, disse para a fonte de cooperação do DEA que ‘a Al-Qaeda protegeria o embarque de cocaína das FARC de Mali para a Espanha, passando pelo norte da África e pelo Marrocos’”, afirma o relatório "DEA Uncovers Drug-Terror Nexus" ("DEA descobre vínculo drogas-terror"), publicado no dia 21 de janeiro pela Rede de Relações Internacionais e Segurança (ISN), com sede na Suíça.

O assunto preocupa cada vez mais os países africanos.

O secretário geral da Comunidade dos Estados Saarianos (CEN-SAD), Mohamed Al-Madani Al-Azhari, conclamou os países-membro do bloco a unir forças “contra a aliança emergente entre elementos ligados à Al-Qaeda e traficantes da região”.

Em discurso na reunião dos ministros das Relações Exteriores do CEN-SAD em Tripoli, Al-Azhari explicou à imprensa que “o tráfico de drogas vem aumentando em nossa região, particularmente o que tem origem na América do Sul, e há íntima colaboração entre traficantes e terroristas”.

Já há mais de um ano, os 28 países-membro do CEN-SAD tentam definir uma estratégia coletiva contra a ameaça territorial da Al-Qaeda, mas discordâncias no interior do bloco estão dificultando um acordo final. Nem todos os países africanos enfrentam da mesma forma o problema do narcoterrorismo, que os afeta de maneiras diversas.

O professor Philippe Hugon, especialista em assuntos africanos do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas (IRIS, na sigla em francês), de Paris, explicou ao Infosurhoy.com que, “no Níger, o problema é a falta de qualquer controle do Estado sobre a região norte”.

“Isso possibilita a presença de grupos autônomos vinculados à Al-Qaeda nessa área, onde também há presença de drogas”, pontuou. “Além disso, há casos de estados africanos cujos governos estão ligados ao tráfico, como Guiné-Bissau e Guiné, onde o tanto o exército quanto políticos mantêm vínculos com traficantes. Isso já não ocorre, por exemplo, no Senegal ou na Nigéria.”

A prisão dos três africanos acusados de ligações com a Al-Qaeda é a terceira operação secreta em que o DEA usou o nome das FARC como isca.

As FARC são consideradas organização terrorista pelos EUA e pela União Europeia.

O nome das FARC foi usado pela primeira vez na Espanha, em 2007, na operação de captura do traficante de armas sírio Monzer al-Kassar.

A segunda ocorreu em 2008 e levou à detenção do traficante de armas russo Viktor Bout, que está preso na Tailândia, aguardando extradição para a Rússia ou os EUA.

No mesmo ano, as autoridades colombianas prenderam árabes suspeitos, em uma importante operação antidrogas. Os três homens estavam envolvidos no financiamento ao grupo terrorista Hezbollah com recursos do tráfico de drogas.

Esse exemplo claro do uso do comércio ilegal de entorpecentes na Colômbia para financiar organizações terroristas islâmicas levou as autoridades colombianas a colaborar de modo cada vez mais estreito com governos menos experientes, para oferecer consultoria e compartilhar os conhecimentos especializados que acumulou em seus 20 anos de luta contra o tráfico e seus vínculos com grupos organizados que praticam terrorismo, como as FARC.

O ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Jaime Bermúdez, confirmou, no último dia 27, que o país enviará um grupo de apoio para o Afeganistão, para oferecer consultoria na guerra contra as drogas, o terrorismo e o tráfico de armas. Bermúdez destacou os bons resultados de recentes políticas colombianas nessas áreas em conferência sobre o Afeganistão realizada em Londres em 28 de janeiro.

“Há comprovação de ligações das FARC com grupos criminosos do Oriente Médio, para onde seus integrantes já se deslocaram diversas vezes em busca de armas”, afirma uma fonte colombiana cuja identidade não será revelada por motivos de segurança.

Embora os vínculos financeiros entre o tráfico de drogas sul-americano e grupos islamitas tenham vindo à tona, especialistas da inteligência consultados pelo I nfosurhoy.com em Bogotá acreditam que, mesmo depois da operação liderada pela DEA na África em dezembro, ainda não há provas suficientes de conexões diretas entre as FARC e a Al-Qaeda.

Na semana passada, o embaixador dos EUA na Colômbia, William Brownfield, declarou em Washington que não vê, atualmente, “comprovação convincente de ligações diretas entre o Hezbollah e as FARC.”

Brownfield esclareceu, porém, que isso não significa que esses vínculos não existam ou não possam vir a existir. O embaixador acrescentou que autoridades norte-americanas têm identificado interesse de grupos islâmicos extremistas de “penetrar” em determinadas regiões da América Latina.

Desde 2000, as autoridades colombianas estão cientes de que passaportes roubados acabaram nas mãos de “grupos islâmicos fundamentalistas”, confirmou uma fonte colombiana em entrevista ao Infosurhoy.com.


Dê a sua nota

Média da matéria: 4.6 /5 (17 votos)

Comentários Sobre o Artigo

ComentePolítica de comentários

* CAMPOS DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO
Nome
E-mail*

E-mail não pode ser vazio

Comentário*
#chars# caracteres remanescentes - máx.: 1800

Por favor, indique comentários

Digite os números*
Captcha

Email este artigo

* CAMPOS DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO