Início Site para celular

Pesquisa de opinião

Nos últimos 12 meses a delinquência no meu país:
aumentou muito
aumentou pouco
diminuiu muito
diminuiu pouco
permaneceu igual

Comentários

Assine

Foto do dia

CALI, Colômbia – Helicóptero da Polícia Nacional Colombiana sobrevoa Cali como parte de uma medida de segurança de preparação para a Reunião de Cúpula da Aliança do Pacífico, que ocorrerá em 23 de maio. Líderes de Chile, Colômbia, México e Peru participarão do encontro. (Luis Robayo/AFP)

CALI, Colômbia – Helicóptero da Polícia Nacional Colombiana sobrevoa Cali como parte de uma medida de segurança de preparação para a Reunião de Cúpula da Aliança do Pacífico, que ocorrerá em 23 de maio. Líderes de Chile, Colômbia, México e Peru participarão do encontro. (Luis Robayo/AFP)

MANCHETES

BBCNotícias: Queda das commodities sugere fim de ciclo de crescimento na América LatinaTornado destrói arredores de cidade americana e deixa dezenas de mortosImportação de médicos 'não é panaceia', diz OMSSolução do Yahoo para manter relevância pode trazer dores de cabeça futurasPor recorde, britânico passará 60 dias em rochedo isolado no Atlântico NorteLoteria nos EUA dá R$ 1,2 bilhão para único apostadorApós 30 anos, índios falam de genocídio na GuatemalaÉ possível trabalhar menos horas e ter sucesso profissional?Polícia diz ter identificado 'pessoas de interesse' no caso Madeleine McCannVitamina D, a vitamina do sol, pode ajudar no tratamento de asmaDicionário de crianças colombianas surpreende adultosGays e imigrantes 'saem do armário' e lutam por reforma nos EUAEm BelizePapa canoniza duas freiras e 801 mártires italianos Insetos podem ajudar a combater a fome, diz ONUInstalação de Ai Weiwei reflete tensão sobre leite em pó em Hong KongBritânico faz 1ª videochamada do cume do EverestCaçadores registram tornados nos EUADemolição de viaduto bate recorde na ChinaLadrão desastrado é preso após ser atropelado por ônibusAvião pega fogo após pouso e fecha aeroporto de MoscouJacaré aparece em casa e assusta família na Flórida'Papatours' são nova atração turística de Buenos AiresTúmulo de Lenin é reaberto para visitaçãoSol registra maiores erupções desde o início do anoTornados causam destruição e mortes no TexasTeste brasileiro para hanseníase custa 'menos que um sorvete'Arte em Revista: A moda em mais de 500 anosRaio atinge torre e causa apagão em São Petersburgo Colômbia treina mulheres para atuar como guardas de eliteRolls-Royce testa motor turbo para carro supersônicoAção humana coloca planeta em nova época geológica, dizem cientistasComércio global de bens e serviços 'criativos' bate recorde'Tarantino do Equador' usou balas de verdade em filmesEscocesa explora variações tonais de luz sobre papel em esculturas de origamiMorte de pássaros e animais marinhos intriga polícia e cientistas no Chile 'My City': Odessa, pérola ucraniana no mar NegroCorrida por mineração no fundo do mar gera polêmica Lucas Mendes: Barbara Walters, do começo ao fimDireto dos EUA: Tirando o pulso de Obama
.

Laura Chinchilla assume presidência da Costa Rica e promete governo de ‘diálogo’

Primeira mulher a se eleger presidente da Costa Rica promete governar com ‘honestidade, humildade e firmeza’

Por María Córdoba para Infosurhoy.com — 10/05/2010


							Laura Chinchilla é a primeira mulher a ser eleita presidente da Costa Rica. (Cortesia da Presidência da Costa Rica)

Laura Chinchilla é a primeira mulher a ser eleita presidente da Costa Rica. (Cortesia da Presidência da Costa Rica)

SAN JOSÉ, Costa Rica – Laura Chinchilla, do partido Liberación Nacional, tornou-se a primeira mulher a chegar à presidência da Costa Rica, cargo que ocupará pelos próximos quatro anos, a partir de sua posse, em 8 de maio.

Em cerimônia aberta no Parque Metropolitano de la Sabana, na capital do país, Chinchilla, 51, prestou juramento diante de 5 mil espectadores, entre eles Álvaro Uribe (Colômbia), Felipe Calderón (México), Álvaro Colom (Guatemala), Porfirio Lobo (Honduras), Ricardo Martinelli (Panamá), Mauricio Funes (El Salvador) e Daniel Ortega (Nicarágua). O Príncipe Philip da Espanha também compareceu à cerimônia. Os Estados Unidos foram representados pela embaixadora das Nações Unidas Susan Rice.

Em seu discurso de posse, Chinchilla pediu mais diálogo e cooperação entre os setores da sociedade e se comprometeu a comandar a nação com “honestidade, humildade e firmeza”.

“Este é o momento para construir uma política em que a liderança não apenas se comprometa em proteger uma classe para fazer articulações, mas compartilhar experiências e realizar acordos”, disse a presidente.

Chinchilla destacou as virtudes da democracia costarriquenha, umas das mais antigas e estáveis na América Latina, mas também apontou os desafios que enfrenta o pequeno país de 4,5 milhões de habitantes.

“Da frenética corrida armamentista à fome e má nutrição”, explicou Chinchilla “da promessa da bioética até a separação familiar e a agressão ininterrupta contra mulheres e crianças além da violência dentro dos lares e da desigualdade, exclusão e condições sub-humanas criadas pelo poder econômico [são os problemas que este país enfrenta]”.

Chinchilla declarou que reduzir o índice de pobreza, aumentando a competitividade do país na economia mundial, incentivando o crescimento das micro, pequenas e média empresas, alcançar o equilíbrio entre o crescimento da economia e o meio ambiente e produzir toda a energia de fontes 100% renováveis estão entre os seus “principais compromissos”.

“Trabalharemos por uma nova economia impulsionada pela biotecnologia, agricultura orgânica, indústria audiovisual, comunicações e a aeroespacial, entre outras”, garantiu a presidente.

Imediatamente após a cerimônia, Chinchilla presidiu a primeira sessão do conselho governamental, onde assinou seus primeiros decretos presidenciais.

Primeiramente, ampliou a moratória da exploração da mina de ouro e o processo de industrialização em todo o país. Em segundo, a presidente anunciou o processo de consulta aos cidadãos para criar uma política integral sustentável de segurança ao cidadão, que contará com o apoio técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Chinchilla também criou um cargo para Mauricio Boraschi, o czar antidrogas. Boraschi, que foi assessor de ministro da presidência na administração de Óscar Arias, irá supervisionar e impulsionar a prevenção e repressão contra o tráfico de drogas e a guerra contra os cartéis e os sindicatos dos crimes organizados.

Chinchilla sucede Arias, que anunciou sua despedida da vida pública. Chinchilla declarou que irá manter as políticas econômicas implementadas por Arias, inclusive estreitar os laços com os Estados Unidos e derrubar barreiras comerciais.


Dê a sua nota

Média da matéria: 0 /5 (0 votos)

Comentários Sobre o Artigo

ComentePolítica de comentários

* CAMPOS DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO
Nome
E-mail*

E-mail não pode ser vazio

Comentário*
#chars# caracteres remanescentes - máx.: 1800

Por favor, indique comentários

Digite os números*
Captcha

Email este artigo

* CAMPOS DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO